quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

SÍNDROME DE PICA


A pica ou Alotriofagia é uma condição rara entre seres humanos de apetite por coisas ou substâncias não alimentares (solo/terra, moedas, carvão, giz, tecido, etc.) ou uma vontade anormal de ingerir produtos considerados ingredientes de alimentos, como diferentes tipos de farinha, de tuberculosas cruas (como batatas).

Para que tais hábitos sejam considerados Pica, essa condição precisa de persistir pelo menos por um mês ou durante um período de vida, quando não se considera normal, dentro do quadro de desenvolvimento humano, utilizar a boca para explorar e ingerir coisas como barro, excremento, brinquedos, solo, botões, pedrinhas, etc., como o fazem frequentemente crianças menores.

O nome pica vem do latim e significa pega, um pássaro do hemisfério norte conhecido por comer quase de tudo que encontrar à sua frente. A Pica pode ser observada em todas as idades, mas especialmente em mulheres grávidas e em crianças que sofrem de dificuldades no seu desenvolvimento infantil normal.

Em certas partes do mundo, como nos Estados Unidos, antigamente entre a população escrava, e outros segmentos pobres da população, mas também no Brasil, em África (particularmente em regiões de moçambique, na Arábia Saudita (entre mulheres grávidas jovens) e tradicionalmente em certas partes da China, o consumo de solo faz parte de costumes e tradições para satisfazer certas deficiências físicas (como por exemplo em casos de anemia grave).

Noutras palavras, nesses casos trata-se de uma forma de restauração da saúde de indivíduos membros da sociedade em certos períodos específicos das suas vidas. Nesses casos o consenso parece indicar que não se trata especificamente de transtorno de pica.

Medicamentos e vitaminas podem reverter a pica, mas em muitos casos o tratamento exige considerações psicológicas, ambientais, etc. Em alguns casos uma leve terapia de aversão tem servido para modificar o quadro de pacientes que sofrem dessa condição.

Exemplos de pica:
Acufagia - ingerir objetos pontiagudos
Amilofagia - comer amido (milho ou mandioca)
Cautopireiofagia - ingerir palitos de fósforo apagados
Coniofagia - comer pó
Coprofagia - comer excremento
Emetofagia - comer vómito
Geomelofagia - comer (frequentemente) batatas cruas
Geofagia - ingerir terra ou solo
Ctonofagia - ingerir terra ou argila
Hematofagia - comer sangue
Hialofagia -ingerir vidro
Lithofagia - comer pedras
Mucofagia - ingerir muco
Pagofagia - comer (patologicamente) gelo
Auto-canibalismo - comer partes do corpo (raridade)
Trichofagia - comer cabelo ou lã (fios ou tecido)
Urofagia - ingerir urina
Xilofagia - comer madeira


       

Rapariga da Mongólia a ingerir terra. Afirma tê-lo feito durante dois meses para entrar no Guiness, no entanto diz também que sempre o fez e que realmente gosta de o fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário