PROJETO DESATE ESTE NÓ

PROJETO "DESATE ESTE NÓ"

Atende aos alunos matriculados na Rede Pública de Ensino, que apresentem dificuldades ou distúrbios de aprendizagem, através de uma parceria com o CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, por meio de atividades lúdicas com equipe especializada.


DESATE ESTE NÓ
“ATENDIMENTO A CRIANÇAS E/OU ADOLESCENTES COM DISTÚRBIOS E/OU DIFICULDADES  NA APRENDIZAGEM”

 
            O “Projeto Desate Este Nó” surgiu devido a necessidade social das Escolas da Rede Pública de Ensino Municipal e/ou Estadual, numa preocupação em atender a demanda de dificuldades que interferem no processo ensino- aprendizagem. O fracasso escolar e as dificuldades na aprendizagem permeiam a realidade das salas de aula e, como conseqüência encontramos professores ansiosos, com necessidade de ajuda, e a comunidade escolar em busca de algo que amenize o agravamento desse processo em busca de solução, se possível fosse, imediata. A parceria entre CMDCA e a APAE de Itaperuna foi à oportunidade que queríamos para a execução desse projeto.

            No ano de 2012 estamos indo para a quarta edição do projeto e a cada realização procuramos inovar, reformular e executar tudo aquilo que acreditamos ser essencial para que as crianças assistidas tenham apoio multidisciplinar, com atuação de especialistas, para que os entraves vivenciados no cotidiano escolar sejam superados.
            A sociedade itaperunense tem demonstrado respeito e credibilidade ao Projeto Desate Este Nó. Médicos e psicólogos, dentre outros profissionais da saúde, tem encaminhado crianças para serem avaliadas e/ou assistidas pelo projeto.

             Os depoimentos de pais e das escolas sinalizam que estamos cumprindo nossa ação social. Ainda como contrapartida, desenvolvemos atos públicos pertinentes a ação educacional com intenção de gerar esclarecimentos aos pais, oportunidades de novos conhecimentos àqueles que trabalham diretamente com as crianças nas escolas e a possibilidade de realizar novas práticas educativas para o desenvolvimento e aquisição do processo ensino-aprendizagem.

            A procura é significativa, atualmente atendemos 32 alunos. Não podemos atender a todos devido ao número de vagas oferecidas, mas o que propomos e executamos tem permitido o alavancar das crianças, superando as dificuldades, vencendo os obstáculos no processo de aprendizagem, a superação da baixa auto-estima consolidando o que sempre afirmamos que são capazes e conseguem avançar e, para isso basta encontrar pessoas preparadas para “desatar os nós”, por mais justos que eles possam ser. Quando não estamos preparados para desatar os nós, corremos o sério risco de torná-lo um nó cego. Todo cuidado e preparo dispensado à atuação profissional diante dos fatos encontrados deve ser desenvolvido com cautela e habilidade para que o índice de acertos seja sempre superior ao de erros. Não esquecendo que lidamos com crianças que não dependem somente da cognição, mas também da emoção e da afetividade para seu sucesso na vida escolar. Com uma metodologia voltada para o lúdico, e atendimentos técnicos multidisciplinares pretende-se diminuir as dificuldades enfrentadas pelos alunos e atendendo-os em suas necessidades educacionais, numa demonstração de respeito, devolvendo-lhes a dignidade.
O projeto tem como meta principal refletir sobre as dificuldades de aprendizagem, relacionando-as a questão das autorias de pensamento, baseando-se em proposta de Alicia Fernández (2001), Tânia Mara Grassi (2007) e outros teóricos envolvidos na área. A proposta de intervenção será desenvolvida pelos profissionais especializados, na busca do resgate do sujeito agente de seu próprio conhecimento, por ser um projeto de ação possível, vivenciado com resultados satisfatórios na etapa anterior junto à clientela de escolas públicas com distúrbios e/ou dificuldades na aprendizagem.

As atividades são realizadas em sala equipada para o trabalho em pequenos grupos de alunos e para as reuniões com pais e/ou profissionais, além dos espaços clínicos destinados ao atendimento multidisciplinar. Os alunos recebem atendimentos de Educação Física, explorando o movimento corporal para que possam sentir a corporeidade presente na aprendizagem; Oficina de Atividades Artísticas com profissional especializado; Atendimento no Laboratório de Informática e Fisioterapia para os casos necessários. Como forma de integração dos atendimentos educacionais/clínicos multidisciplinares realizaremos reuniões para estudo de caso com os profissionais do projeto, com o propósito de se ter uma visão mais global dos alunos, promovendo melhores perspectivas de intervenção e reuniões de pais, professores e profissionais da equipe, pretende-se conjuntamente refletir sobre o trabalho realizado tendo como foco a troca de informações visando o crescimento educacional dos alunos.
"Aprender é a única coisa de que a mente
nunca se cansa, nunca tem medo e
 nunca se arrepende".
                                                        Leonardo Da Vinci

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Quarta e Sexta das 7 h às 16:30 h.

EQUIPE DE TRABALHO

Maria Helena Tinoco de Oliveira Azevedo -  Coordenadora do Projeto
Terezinha de Fátima Silva Faria-  Assistente Social
Jociléa Console de V. Rodrigues – Fonoaudióloga
Adriana da S. O. Manhães- Pedagoga
Michaeline de Oliveira Monteiro- Professora
Giovani Nunes Maciel-  Psicólogo

 CONTATO

Tel. (22) 3824-4566
------------------------------------------------------------------------


Reunião de Pais ou Responsáveis  por Alunos atendidos no Projeto Desate este nó (atendimentos a alunos com distúrbio e dificuldade de aprendizagem ),parceria entre o CMDCA e da APAE de Itaperuna RJ. 

12.Fevereiro de 2014











Atividades desenvolvidas no Projeto Desate este nó (atendimentos a alunos com distúrbio e dificuldade de aprendizagem ),parceria entre o CMDCA e da APAE de Itaperuna RJ. 
Fevereiro de 2014











PROJETO DESATE ESTE NÓ, realizado pela APAE, com parceria do CMDCA de Itaperuna RJ proporciona Atendimento Multidisciplinar Especializado a crianças e/ou adolescentes com distúrbios e/ou dificuldades na aprendizagem, (Alunos em processo de Inclusão na Rede Pública Comum de Ensino). Dezembro  2013





























Reunião da Equipe Técnica do Projeto Desate Este Nó, com representantes das Escolas Públicas Municipais com Alunos atendidos do referido Projeto que é desenvolvido na APAE de Itaperuna RJ em parceria com o CMDCA. Outubro 2013



















Reunião de Pais ou Responsáveis por Alunos do PROJETO DESATE ESTE NÓ, realizado pela APAE, com parceria do CMDCA de Itaperuna RJ proporciona Atendimento Multidisciplinar Especializado a crianças e/ou adolescentes com distúrbios e/ou dificuldades na aprendizagem, (Alunos em processo de Inclusão na Rede Pública Comum de Ensino) Setembro 2013













PROJETO DESATE ESTE NÓ, realizado pela APAE, com parceria do CMDC de Itaperuna RJ proporciona Atendimento Multidisciplinar Especializado a crianças e/ou adolescentes com distúrbios e/ou dificuldades na aprendizagem, (Alunos em processo de Inclusão na Rede Pública Comum de Ensino) Agosto 2013






PROJETO DESATE ESTE NÓ, realizado pela APAE, com parceria do CMDCA de Itaperuna RJ proporciona Atendimento Multidisciplinar Especializado a crianças e/ou adolescentes com distúrbios e/ou dificuldades na aprendizagem, (Alunos em processo de Inclusão na Rede Pública Comum de Ensino)
- Setembro 2013









































































Nenhum comentário:

Postar um comentário