PROJETO MÃOS QUE FAZEM A DIFERENÇA

Culminância do Projeto - Festa de Final de Ano






































































MÃOS

Onde está a diferença?                                                  
Não está nas mãos, mas no coração
É na mente transformada que dirige a mão santificada, delicada.
É a mente agradecida que transforma as mãos em instrumentos de graça.
Mãos que se levantam para abençoar,
Mãos que baixam para levantar o caído,
Mãos que se estendem para amparar o cansado.
São como as mãos de Deus que criam, que guiam,
que salvam; que nunca faltam.
Existem mãos … e mãos …As tuas, quais são ?
De quem são ?
Para que são ?”
Vera Fracarolli



CLIENTELA: (perfil do grupo) Crianças, pré-adolescentes e adolescentes com  necessidades especiais que freqüentam a Escola Especial Recriar e o Projeto Desate Este Nó - Apae de Itaperuna.



FINALIDADE: 
Despertar a consciência crítico-social dos alunos, visando posicionamentos de fraternidade e resgate da dignidade humana, possibilitando uma ação solidária dos mesmos junto a comunidade. Descobrindo desta maneira o valor das ações solidárias, voluntárias e que eles possam perceber que não há recompensa maior nessas atividades do que compartilhar, mesmo que por alguns instantes com seu próximo. De “pôr a mão na massa”, pois o  amor é o combustível fundamental da humanidade, o alicerce da vida no planeta. É um bem-estar espontâneo, fácil, natural, que precisa ser redescoberto. Cabe a cada um de nós empreender essa viagem interior, ao encontro da bondade humana, virtude presente em todas as culturas. Precisamos entender que a criação de  um mundo melhor, depende de nós,  está em nossas mãos.  Devemos fazer ao invés de apenas criticar ou esperar soluções para transformar nossa realidade.






JUSTIFICATIVA: 
A todo momento, convivemos com pessoas, de outros níveis sociais,outras raças, culturas, religiões, com diferenças físicas, intelectuais entre outras, e ensinar o respeito e o amor ao próximo é um bom começo para que sejamos pessoas felizes e bem sucedidas na vida. O sentimento de que algo precisa ser transformado, de que há necessidade de criar e se discutir novas trajetórias para o desenvolvimento humano permeia nossas ações, conduzindo a um movimento de mobilização, reflexão e mudança em que devemos ensinar a não excluir o outro devido as suas diferenças, mas sim aprender com ele, e colaborar da melhor maneira possível. Somos muitos, mas somos únicos. Cada um de nós é diferente do outro e são as diferenças que possibilitam o nosso crescimento. Espera-se com este projeto contribuir para a construção do senso de uma sociedade mais justa e igualitária, em que pessoas não sejam discriminadas. Queremos através deste  projeto estimular os valores em nossas crianças, pois à medida que a criança for utilizando a intensa capacidade amorosa que existe dentro dela, germinarão os valores humanos em seu coração, o que se refletirá no comportamento familiar, social e profissional. Independentemente de dificuldades, sofrimentos e decepções que, como todo ser humano, ela encontrar em sua trajetória sobre a Terra, será feliz. Porque felicidade, afinal, não é estar radiante de alegria e de bom humor diariamente, mas permanecer em harmonia com sua natureza humana. As leis da natureza humana só serão cumpridas quando conseguirmos ser leais à verdade, o que nos levará à retidão, à qual nos proporcionará a paz. Estando em paz, torna-se possível para nós viver e entender o verdadeiro amor incondicional. Com esses valores aflorados, somos capazes de praticar a não-violência, que é a abstenção de ferir o outro pelo pensamento, palavra ou ação. Com estes pensamentos queremos acentuar, as atribuições das mãos e sua importância nos relacionamentos e em nossas vidas.







VALORES, ATITUDES E COMPORTAMENTOS ESPERADOS:
Despertar o valor dar mãos nos relacionamentos;
Respeitar à vida, praticar a não-violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação; 
Respeitar os direitos humanos e liberdades fundamentais;
Solucionar pacificamente os conflitos; 
Esforçar-se para satisfazer as necessidades de desenvolvimento e proteção do meio-ambiente para as gerações presentes e futuras;  
Respeitar o direito de todas as pessoas à liberdade de expressão, opinião e informação; 
Participar e discutir o seu ponto de vista, manifestando em grupo o seu pensamento; 
Procurar soluções para erros cometidos; 
Identificar sentimentos, emoções e comunicá-las aos outros;
Ter consciência da vida em grupo e das suas particularidades;
Adquirir e integrar alguns valores éticos/morais;
Respeitar as diferenças sociais/culturais;
Demonstrar espírito de cooperação e partilha;
Revelar sentido de responsabilidade;
Ajudar os colegas;
Desenvolver  hábitos e atitudes que valorizem a responsabilidade pessoal, a cooperação e a solidariedade.









OBJETIVOS:

Construção e tomada de consciência da identidade pessoal e social; 
A participação na vida cívica de forma livre, responsável, solidária e crítica; 
O respeito e a valorização da diversidade dos indivíduos e dos grupos quanto às suas pertenças e opções; 
A valorização das dimensões relacionadas com a aprendizagem e com os princípios éticos que regulam os relacionamentos com o saber e com os outros; 
Reconhecer que existem vários tipos de violência; 
Compreender o que é o Bullying; 
Compreender a necessidade do respeito de regras de convivência social; 
Ser adepto da não-violência; 
Desenvolver o respeito pelos outros, o espírito de cooperação, solidariedade e de justiça; 
Respeitar normas e regras; 
Alterar hábitos pessoais que contribuem para a diminuição da poluição do meio ambiente; 
Reconhecer o meio ambiente como patrimônio universal que por todos deve ser preservado
Contribuir para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o próximo, valorizando a pessoa humana, o eu, a amizade e o respeito ao próximo;
Valorizar a cidadania, o respeito ao próximo e a si mesmo e a cooperação;
Discutir preconceito e tabus, crenças e atitudes sociais;
Perceber a amizade como fator prioritário do desenvolvimento humano;
Desenvolver o sentido rítmico e do espaço e compreender a necessidade de dominar o corpo e seus movimentos;
Despertar o grupo para diversidade da raça humana e promover o respeito pelas diversas etnias;
Contribuir na formação quando o assunto tange a questões de discriminação e preconceito através de uma educação voltada para o respeito e o convívio harmônico com a diversidade, bem como  trabalhar os valores humanos para que os alunos se fortaleçam como sujeito social e cidadãos.





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