NEIPP

NEIPP - Núcleo Educacional Integrado Pré-Profissionalizante.

Desenvolve a iniciação e aperfeiçoamento das habilidades necessárias para a integração da pessoa com deficiência no mundo do trabalho.


................................................
Atividades desenvolvidas com Adolescentes/Adultos da 
Escola da APAE























Visita  do Presidente da Federação Estadual das APAES, Sr° Delton Pedroso Bastos  e demais membros da Federação Estadual e Nacional, com o Presidente Rubens de Carvalho da APAE NEIPP de Itaperuna RJ.
















Atividades desenvolvidas na Escola Especial Recriar Nadyr Rodrigues de Oliveira (Cehab), Instituição de ensino mantida pela APAE de Itaperuna RJ.
Novembro  2013

































Atividades de Culinária desenvolvidas na Escola Especial Recriar Nadyr Rodrigues de Oliveira (CEHAB), mantida pela APAE de Itaperuna RJ. 
Dezembro  2013























Reunião Pais e Responsáveis por Alunos/Clientes da APAE de Itaperuna RJ.


























 Liberação da Piscina APAE de Itaperuna RJ – CEHAB.
fotos de mais uma grande conquista.  Após o cumprimento de todas as exigências legais, conseguimos a Liberação do Corpo de Bombeiros para o funcionamento da  Piscina da APAE  de Itaperuna RJ- NEIPP, para realização de Atividades Terapeuticas, Esportivas e de Lazer,com os Alunos/Clientes da Instituição










Setor de Psicologia e Serviço Social em Reunião Psicossocial para os Pais dos Alunos / Clientes da APAE de Itaperuna RJ – NEIPP . Setembro 2013








Presidente da Federação Estadual das APAES, Sr° Delton Pedroso Bastos e Richard Tavares Assessor Jurídico da Federação e o Presidente da APAE Rubens de Carvalho em visita a Sede da APAE de Itaperuna - RJ no Bairro Cehab.











Atividades desenvolvidas na Escola Especial Recriar Nadyr Rodrigues de Oliveira (Cehab), Instituição de ensino mantida pela APAE de Itaperuna RJ.Agosto 2013









































Oficina de Horticultura da APAE/NEIPP 








Atividades desenvolvidas na Escola Especial Recriar Nadyr Rodrigues de Oliveira (Cehab), 
Instituição de ensino mantida pela APAE – NEIPP de Itaperuna RJ .








































Algumas atividades desenvolvidas no NEIPP
(Núcleo Educacional Integrado Pré-Pofissionalizante) da APAE de Itaperuna.




























O QUE SE ESPERA DE UMA CRIANÇA ESPECIAL?

 Quando uma criança especial nasce, nem sempre é notada alguma “deficiência”, surgindo sinais de diferença um pouco mais tarde, na idade escolar.

Até esse momento, tem-se uma expectativa em relação ao desempenho deles, muitas vezes além do que podem suportar. Não que haja a pretensão de um dia virem a ser destaque internacional, mas que possam simplesmente ser felizes, que alcancem um nível médio de satisfação financeira e que possam também criar uma grande amizade por eles e com eles. Que um dia cresçam e criem sua independência.



Mas, com o passar do tempo, essa “média” não é atingida, esses filhos não acompanham os colegas de classe, não compreendem as lições de casa, nunca são convidados a dormir na casa dos amigos e, na verdade, finalmente percebem que eles não têm tantos amigos assim. Como é duro reconhecer a carga de importância que damos a essa “média” de comportamento, a essa esperança e a essa expectativa.

Pensamentos invadem o caminho desses pais e inevitavelmente perguntam a si mesmos se foi culpa deles, se naquele dia tal, naquele tombo, no dia que foi um pouco bruto ou não deu a atenção devida... “Será que a culpa foi minha? Será que não soube criar meu filho?”.

Além destes questionamentos, muitos outros surgem: “será que um dia ele vai conseguir mudar? Vai conseguir sair disso? Criar uma certa independência? Afinal, não estarei aqui sempre para cuidar dele! O que posso fazer para ajudar? A quem posso procurar? Será essa uma boa instituição? Algum remédio poderia resolver?”

Ficam assim tão perdidos que por vezes pensam que quem realmente necessita de ajuda são eles mesmos. “Será que eu agüento esse peso todo? Gostaria que não fosse um peso, ou esse peso”.

Procuram a resposta a essas perguntas e ao problema de seus filhos, desesperadamente, na agora nova expectativa de curá-lo. Sim, curá-lo, pois entendem ser esse estado uma doença que deve ser eliminada. Procuram pelo menos uma resposta definitiva e fazem de tudo para saná-la.

O tempo passa, passa, passa... A quantidade de médicos consultados não pode ser mais contada nas mãos, recorrem à terapia, fonoaudiologia, acupuntura, cartomantes, etc... E esse mesmo tempo vai mostrando quem esses filhos realmente são, onde eles podem chegar, suas qualidades (que são muitas) e seus defeitos. Os pais vão se convencendo, arduamente, de que seus filhos não são doentes pois não existe cura alguma e nenhuma resposta é satisfatória. Não sabem quem está errado, e muito menos se existe algum erro. Vão dando conta de que eles têm tantas coisas boas quanto qualquer um de nós e tantas fraquezas quanto qualquer um de nós.


Teste de Glicemia APAE de Itaperuna RJ
 Alguns Alunos da Escola da  APAE de Itaperuna RJ,realizando Teste de Glicemia
Setembro 2013


























Nenhum comentário:

Postar um comentário