ESCOLA




EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL

Em sua Escola Especial Recriar recebe crianças de 4 a 14 anos com o objetivo de desenvolver seu potencial através de estímulos de suas habilidades, de maneira a aperfeiçoá-las para que sejam melhor sucedidas, na vida escolar ou no mundo do trabalho.

Núcleo de Pais

Sala preparada para que os pais possam aguardar o atendimento de seus filhos, em ambiente aconchegante, sendo orientados pelo Serviço Social em suas necessidades. São oferecidos cursos de artesanatos e o "PROJETO BORDANDO O FUTURO".

..........................................
Atividades de Informática Educativa realizadas com os alunos do Núcleo de Integração da Escola da APAE de Itaperuna RJ. 
                Atividades de Informática Núcleo de Integração APAE de Itaperuna     






APAE de Itaperuna  Dia do Síndrome de Down

Caminha realizada por Alunos da APAE de Itaperuna RJ, em comemoração ao Dia do Síndrome de Down. 21 de Março de 2014

























Entrega de presentes de Natal para Clientes na Festa de culminância  do Projeto “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos” realizado na Escola Especial Recriar Nadyr Rodrigues de Oliveira APAE de Itaperuna RJ - Centro. 

Dezembro de 2013 





















Atividades desenvolvidas na Escola Especial Recriar Nadyr Rodrigues de Oliveira (Centro), mantida pela APAE de Itaperuna RJ.
Dezembro 2013





























Alunos/Clientes da APAE de Itaperuna RJ em uma apresentação de Teatro no SESI com a peça Manual para o futuro legal. Com Artesanal Cia de Teatro. 
Outubro 2013 
















































Setor de Psicologia e Serviço Social da Escola Especial Recriar Nadyr Rodrigues de Oliveira e Ambulatório da APAE em Reunião Psicossocial para os Pais dos Alunos / Clientes da APAE de Itaperuna RJ-Centro. Outubro 2013



























Atividades recreativas realizadas pela Escola da APAE de Itaperuna RJ 















---------------------------------------------

Grupo Terapêutico com os Professores da APAE de Itaperuna RJ, realizados pelos Psicólogos Giovani Nunes Maciel e 
Nair Aparecida Rodrigues Poubel.





















Atendimento Odontológico da APAE de Itaperuna, com o Drº Frederico Ferreira  Pereira aos Alunos/Clientes da Instituição.














Escola Especial Recriar Nadyr Rodrigues de Oliveira (Centro), Instituição de ensino mantida pela
 APAE de Itaperuna RJ.
Agosto/2013

































Palestra e demonstração do Corpo Bombeiro Militar, sobre primeiros socorros na APAE Centro.  27-06-2013
















Os problemas de aprendizagem afetam 1 em cada 10 crianças em idade escolar.

São problemas que podem ser detectados em crianças a partir dos 5 anos de idade e constituem uma grande preocupação para muitos pais, já que afetam o rendimento escolar e as relações interpessoais dos seus filhos.

Uma criança com problemas de aprendizagem, pode ter um nível normal de inteligência, de acuidade visual e auditiva. É uma criança que se esforça em seguir as instruções, em concentrar-se, e portar-se bem em sua casa e na escola. Sua dificuldade está em captar, processar e dominar as tarefas e informações, e logo a desenvolvê-las posteriormente. A criança com esse problema não pode fazer o que outros com o mesmo nível de inteligência podem conseguir.

A criança com problemas específicos de aprendizagem tem padrões pouco usuais em perceber as coisas no ambiente externo. Seus padrões neurológicos são diferentes das outras crianças da mesma idade. No entanto, têm em comum algum tipo de fracasso na escola ou em sua comunidade.





Como detectar problemas de aprendizagem nas crianças

Não é nada difícil detectar quando uma criança está tendo problemas para processar as informações e a formação que recebe. Os pais devem estar atentos e conscientes dos sinais mais frequentes que indicam a presença de um problema de aprendizagem, quando a criança: 

- Apresenta dificuldade para entender e seguir tarefas e instruções. 

- Apresenta dificuldade para relembrar o que alguém acaba de dizer. 

- Não domina as destrezas básicas de leitura, soletração, escrita e/ou matemática, pelo que fracassa no trabalho escolar. 

- Apresenta dificuldade para distinguir entre a direita e a esquerda, para identificar palavras, etc. Sua tendência é escrever as letras, palavras ou números ao contrário.

- Falta-lhe coordenação ao caminhar, fazer esportes ou completar atividades simples, tais como apontar um lápis ou amarrar o cordão do sapato.

- Apresenta facilidade para perder ou extraviar seu material escolar, como os livros e outros artigos.

- Tem dificuldade para entender o conceito de tempo, confundindo o “ontem”, com o “hoje” e/ou “amanhã”.

- Manifesta irritação ou excitação com facilidade. 

Características dos problemas de aprendizagem
As crianças que têm problemas de aprendizagem, com frequência apresentam, segundo a lista obtida do “When Learning is a Problem/LDA (Learning Disabilities Association of America)”, características e/ou deficiências em:

Leitura (visão) 
A criança se aproxima muito do livro; diz palavras em voz alta; assina, substitui, omite e inverte as palavras; vê duplicado, pula e lê a mesma linha duas vezes; não lê com fluidez; tem pouca compreensão na leitura oral; omite consoantes finais na leitura oral; pestaneja em excesso; fica vesgo ao ler; tende a esfregar os olhos e queixar-se de que coçam; apresentam problemas de limitação visual, soletração pobre, entre outras. 

Escrita
A criança inverte e troca letras maiúsculas; não deixa espaço entre palavras e não escreve em cima das linhas; pega o lápis desajeitado e não tem definido se é destro ou canhoto; move e coloca o papel de maneira incorreta; trata de escrever com o dedo; tem o pensamento pouco organizado e uma postura pobre, etc.

Auditivo e verbal
A criança apresenta apatia, resfriado, alergia e/ou asma com frequência; pronuncia mal as palavras; respira pela boca, queixa-se de problemas do ouvido; sente-se enjoado; fica branco quando lhe falam; depende de outros visualmente e observa o professor de perto; não pode seguir mais de uma instrução por vez; põe a televisão e o rádio em volume muito alto, etc. 

Matemáticas
O aluno inverte os números; tem dificuldade para saber a hora; pobre compreensão e memória dos números; não responde a dados matemáticos, etc.

Social / Emocional 
Criança hiperativa, com baixa auto-estima e atenção. 




CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS




Crianças com necessidades especiais são aquelas que, por alguma diferença no seu desenvolvimento, requerem certas modificações ou adaptações complementares ou suplementares no programa educacional,visando torná-las autonomas e capazes serem mais independentes possíveis para que possam atingir todo seu potencial. As diferenças podem advir de condições visuais, auditivas, mentais, intelectuais ou motores singulares, de condições ambientais desfavoráveis, de condições de desenvolvimento neurológico, psicológico ou psiquiátrico específicos. No Brasil, muitas são as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com necessidades especiais, dificuldades de acessibilidade e falta de tecnologias assistivas, principalmente nas escolas que estão realizando a inclusão de alunos com deficiências no ensino regular.

ENCERRAMENTO DA COLÔNIA COM ALGUMAS ATIVIDADES DOS ALUNOS







COLÔNIA DE FÉRIAS (JANEIRO/2012)





VISITA AO CIRCO DI NAPOLI