terça-feira, 28 de agosto de 2012

SESSÃO SOLENE - CÂMARA MUNICIPAL





Em sessão solene na Câmara Municipal, no dia 24 de agosto, a diretoria, funcionários, alunos, pais e/ou responsáveis e convidados da APAE de Itaperuna, se reuniram para celebrar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que tem como tema central o slogan:

Em busca de igualdade. Estamos aqui!

“Queremos uma igualdade que reconheça as diferenças,
e uma diferença que não produza desigualdades.”

Na oportunidade houve apresentações musicais feitas pelos alunos, com enfoque sobre a importância da família e da amizade.

O Presidente Rubens falou sobre a importância da criação do Conselho Municipal para a Pessoa com Deficiência, para que essas pessoas tenham lugar e representantes legítimos que possam ouvi-las e ajudá-las a encontrar caminhos na busca de seus direitos, através de políticas públicas.

O Presidente da Federação Estadual das APAES do Estado do Rio de Janeiro, Senhor Delton Pedrosa Bastos, os Auto Defensores, alunos da APAE, Jocemar e Beiblônia e Senhora Ercília, representando todos os responsáveis, também tiveram o oportunidade de defender a criação do citado Conselho.

A Diretora da Escola Especial que é mantida pela APAE, Maria Helena Tinoco explanou sobre o Projeto que está sendo desenvolvido no decorrer do ano de 2012, denominado “Mãos que fazem a Diferença”, que tem o objetivo de despertar a Consciência crítico-social visando um posicionamento de fraternidade e resgate da dignidade humana.

A todo o momento, convivemos com pessoas de outros níveis sociais, outras raças, culturas religiões, com diferenças físicas, intelectuais entre outras, e ensinar o respeito e o amor ao próximo é um bom começo para que sejamos felizes e bem sucedidos na vida.

O sentimento de que algo precisa ser transformado, de que há necessidade de criar e de discutir novas trajetórias para o desenvolvimento humano permeia nossas ações, conduzindo a um movimento de mobilização, reflexão  e mudança em que devemos ensinar e não excluir o outro  devido as suas diferenças, mas sim aprender com ele, e colaborar da melhor maneira possível. Somos muitos, mas somos únicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário