Culminância do Projeto - Festa de Final de Ano
MÃOS
Onde está a diferença?
Não está nas mãos, mas no coração
É na mente transformada que dirige a mão santificada, delicada.
É a mente agradecida que transforma as mãos em instrumentos de graça.
Mãos que se levantam para abençoar,
Mãos que baixam para levantar o caído,
Mãos que se estendem para amparar o cansado.
São como as mãos de Deus que criam, que guiam,
que salvam; que nunca faltam.
Existem mãos … e mãos …As tuas, quais são ?
De quem são ?
Para que são ?”
Vera Fracarolli
CLIENTELA: (perfil do grupo) Crianças, pré-adolescentes e adolescentes com necessidades especiais que freqüentam a Escola Especial Recriar e o Projeto Desate Este Nó - Apae de Itaperuna.
FINALIDADE:
Despertar a consciência crítico-social dos alunos, visando posicionamentos de fraternidade e resgate da dignidade humana, possibilitando uma ação solidária dos mesmos junto a comunidade. Descobrindo desta maneira o valor das ações solidárias, voluntárias e que eles possam perceber que não há recompensa maior nessas atividades do que compartilhar, mesmo que por alguns instantes com seu próximo. De “pôr a mão na massa”, pois o amor é o combustível fundamental da humanidade, o alicerce da vida no planeta. É um bem-estar espontâneo, fácil, natural, que precisa ser redescoberto. Cabe a cada um de nós empreender essa viagem interior, ao encontro da bondade humana, virtude presente em todas as culturas. Precisamos entender que a criação de um mundo melhor, depende de nós, está em nossas mãos. Devemos fazer ao invés de apenas criticar ou esperar soluções para transformar nossa realidade.
JUSTIFICATIVA:
A todo momento, convivemos com pessoas, de outros níveis sociais,outras raças, culturas, religiões, com diferenças físicas, intelectuais entre outras, e ensinar o respeito e o amor ao próximo é um bom começo para que sejamos pessoas felizes e bem sucedidas na vida. O sentimento de que algo precisa ser transformado, de que há necessidade de criar e se discutir novas trajetórias para o desenvolvimento humano permeia nossas ações, conduzindo a um movimento de mobilização, reflexão e mudança em que devemos ensinar a não excluir o outro devido as suas diferenças, mas sim aprender com ele, e colaborar da melhor maneira possível. Somos muitos, mas somos únicos. Cada um de nós é diferente do outro e são as diferenças que possibilitam o nosso crescimento. Espera-se com este projeto contribuir para a construção do senso de uma sociedade mais justa e igualitária, em que pessoas não sejam discriminadas. Queremos através deste projeto estimular os valores em nossas crianças, pois à medida que a criança for utilizando a intensa capacidade amorosa que existe dentro dela, germinarão os valores humanos em seu coração, o que se refletirá no comportamento familiar, social e profissional. Independentemente de dificuldades, sofrimentos e decepções que, como todo ser humano, ela encontrar em sua trajetória sobre a Terra, será feliz. Porque felicidade, afinal, não é estar radiante de alegria e de bom humor diariamente, mas permanecer em harmonia com sua natureza humana. As leis da natureza humana só serão cumpridas quando conseguirmos ser leais à verdade, o que nos levará à retidão, à qual nos proporcionará a paz. Estando em paz, torna-se possível para nós viver e entender o verdadeiro amor incondicional. Com esses valores aflorados, somos capazes de praticar a não-violência, que é a abstenção de ferir o outro pelo pensamento, palavra ou ação. Com estes pensamentos queremos acentuar, as atribuições das mãos e sua importância nos relacionamentos e em nossas vidas.
VALORES, ATITUDES E COMPORTAMENTOS ESPERADOS:
• Despertar o valor dar mãos nos relacionamentos;
• Respeitar à vida, praticar a não-violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação;
• Respeitar os direitos humanos e liberdades fundamentais;
• Solucionar pacificamente os conflitos;
• Esforçar-se para satisfazer as necessidades de desenvolvimento e proteção do meio-ambiente para as gerações presentes e futuras;
• Respeitar o direito de todas as pessoas à liberdade de expressão, opinião e informação;
• Participar e discutir o seu ponto de vista, manifestando em grupo o seu pensamento;
• Procurar soluções para erros cometidos;
• Identificar sentimentos, emoções e comunicá-las aos outros;
• Ter consciência da vida em grupo e das suas particularidades;
• Adquirir e integrar alguns valores éticos/morais;
• Respeitar as diferenças sociais/culturais;
• Demonstrar espírito de cooperação e partilha;
• Revelar sentido de responsabilidade;
• Ajudar os colegas;
• Desenvolver hábitos e atitudes que valorizem a responsabilidade pessoal, a cooperação e a solidariedade.
OBJETIVOS:
• Construção e tomada de consciência da identidade pessoal e social;
• A participação na vida cívica de forma livre, responsável, solidária e crítica;
• O respeito e a valorização da diversidade dos indivíduos e dos grupos quanto às suas pertenças e opções;
• A valorização das dimensões relacionadas com a aprendizagem e com os princípios éticos que regulam os relacionamentos com o saber e com os outros;
• Reconhecer que existem vários tipos de violência;
• Compreender o que é o Bullying;
• Compreender a necessidade do respeito de regras de convivência social;
• Ser adepto da não-violência;
• Desenvolver o respeito pelos outros, o espírito de cooperação, solidariedade e de justiça;
• Respeitar normas e regras;
• Alterar hábitos pessoais que contribuem para a diminuição da poluição do meio ambiente;
• Reconhecer o meio ambiente como patrimônio universal que por todos deve ser preservado
• Contribuir para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o próximo, valorizando a pessoa humana, o eu, a amizade e o respeito ao próximo;
• Valorizar a cidadania, o respeito ao próximo e a si mesmo e a cooperação;
• Discutir preconceito e tabus, crenças e atitudes sociais;
• Perceber a amizade como fator prioritário do desenvolvimento humano;
• Desenvolver o sentido rítmico e do espaço e compreender a necessidade de dominar o corpo e seus movimentos;
• Despertar o grupo para diversidade da raça humana e promover o respeito pelas diversas etnias;
• Contribuir na formação quando o assunto tange a questões de discriminação e preconceito através de uma educação voltada para o respeito e o convívio harmônico com a diversidade, bem como trabalhar os valores humanos para que os alunos se fortaleçam como sujeito social e cidadãos.
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