terça-feira, 28 de agosto de 2012

SESSÃO SOLENE - CÂMARA MUNICIPAL





Em sessão solene na Câmara Municipal, no dia 24 de agosto, a diretoria, funcionários, alunos, pais e/ou responsáveis e convidados da APAE de Itaperuna, se reuniram para celebrar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que tem como tema central o slogan:

Em busca de igualdade. Estamos aqui!

“Queremos uma igualdade que reconheça as diferenças,
e uma diferença que não produza desigualdades.”

Na oportunidade houve apresentações musicais feitas pelos alunos, com enfoque sobre a importância da família e da amizade.

O Presidente Rubens falou sobre a importância da criação do Conselho Municipal para a Pessoa com Deficiência, para que essas pessoas tenham lugar e representantes legítimos que possam ouvi-las e ajudá-las a encontrar caminhos na busca de seus direitos, através de políticas públicas.

O Presidente da Federação Estadual das APAES do Estado do Rio de Janeiro, Senhor Delton Pedrosa Bastos, os Auto Defensores, alunos da APAE, Jocemar e Beiblônia e Senhora Ercília, representando todos os responsáveis, também tiveram o oportunidade de defender a criação do citado Conselho.

A Diretora da Escola Especial que é mantida pela APAE, Maria Helena Tinoco explanou sobre o Projeto que está sendo desenvolvido no decorrer do ano de 2012, denominado “Mãos que fazem a Diferença”, que tem o objetivo de despertar a Consciência crítico-social visando um posicionamento de fraternidade e resgate da dignidade humana.

A todo o momento, convivemos com pessoas de outros níveis sociais, outras raças, culturas religiões, com diferenças físicas, intelectuais entre outras, e ensinar o respeito e o amor ao próximo é um bom começo para que sejamos felizes e bem sucedidos na vida.

O sentimento de que algo precisa ser transformado, de que há necessidade de criar e de discutir novas trajetórias para o desenvolvimento humano permeia nossas ações, conduzindo a um movimento de mobilização, reflexão  e mudança em que devemos ensinar e não excluir o outro  devido as suas diferenças, mas sim aprender com ele, e colaborar da melhor maneira possível. Somos muitos, mas somos únicos.


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Erotomania (Síndrome de Clérambault)



A erotomania consiste num delírio, em que uma pessoa se encontra convicta de que outra, geralmente de uma classe social mais elevada, está secretamente apaixonada por ela. A erotomania, também conhecida como síndrome de Clérambault, ganhou esse nome após um estudo publicado pelo psiquiatra francês com o mesmo nome sobre o assunto, em 1921.

O indivíduo que sofre dessa síndrome pode também acreditar que ele e a outra pessoa, supostamente apaixonada, se comunicam secretamente através de métodos subtis como gestos de postura, arrumação de determinados objectos da casa, etc., ou - se a outra for uma pessoa de imagem pública - através de indícios ou pistas na media. A outra pessoa geralmente tem pouco ou nenhum contacto com o indivíduo que sofre da síndrome, que frequentemente acredita que o outro (objeto do delírio) iniciou a relação fictícia. A erotomania está no contexto da esquizofrenia.

Ocasionalmente, o objeto do delírio não existe; no entanto, o mais comum são casos de indivíduos que sofrem desse delírio tendo como objecto pessoas expostas na media, como cantores, actores ou políticos.

As rejeições por parte do objecto são interpretadas como evidências de amor para a paciente (conduta paradoxal).

AÇÃO DE GRAÇAS - CULTO E MISSA


O CULTO


















A MISSA